13 Dicas para conquistar a Fluência em Inglês

*Artigo original: 13 Tips for Lifelong English Fluency, postado pelo portal Real Life English, em 18 de junho de 2012.

Qual o segredo para conquistar a fluência num idioma?

Não existem respostas exatas, assim como não existe uma definição exata para “fluência”.

Encontrando O SEU caminho para aprender inglês

1.    Esclareça: porque você quer aprender inglês?

Faça esta pergunta a si mesmo. Você realmente quer aprender? A motivação vem de você ou vem das expectativas dos outros em relação a você? Se sua motivação não vem de dentro, provavelmente o seu caminho para a fluência vai ser difícil, sem imaginação e ineficaz.

No entanto, se o seu “porquê” é sincero, você terá inspiração e energia durante todo o processo. Os melhores alunos sabem por que estão aprendendo. Não estudam por que precisam. Estudam pois têm vontade. Isso sim gera aprendizado de verdade.

2.            Organize sua vida, planeje o seu processo de aprendizado e estabeleça objetivos.

Pesquise diferentes métodos, escolas e programas de aprendizado. Você quer estudar online, numa escola ou com um professor particular? Tem uma ideia clara do quanto a rotina de estudo vai exigir de você? Converse com amigos que já estudaram e principalmente com aqueles que tiveram sucesso. Contate várias escolas. Participe de algumas aulas para ter certeza com qual escola se identifica mais. Finalmente, estabeleça objetivos não somente em relação ao Inglês (objetivo final), mas também em relação à sua atitude e postura durante todo o processo.    

3.            Tenha uma rede de contatos que possam te ajudar

Peça ajuda à sua família e aos amigos. Procure por mentores, pessoas de sucesso, professores e amigos do mundo real. Comunidades virtuais para apoio ao aprendizado do idioma também podem ajudar.

Em tempos de crise ou diante de dificuldades, essas pessoas podem te ajudar.          

4.            Métodos eficazes / Estilos eficazes de aprendizagem

Há métodos universais que são eficazes para aprender. Assim como também existem estilos pessoais de aprendizagem. A abordagem comunicativa, por exemplo, é um método muito eficaz para o aprendizado de diversos idiomas, por diferentes tipos de alunos. Na verdade é assim que aprendemos naturalmente.

Identificar o seu estilo de aprendizado é reconhecer como você, individualmente, costuma aprender. Você aprende mais pela visão, pela audição ou pelo tato? Se você aprende mais facilmente pela visão, talvez programas de TV e filmes em inglês possam te ajudar bastante. Se aprende mais pela audição, podcasts e música podem ser mais úteis.

Se não sabe a resposta, comece a prestar atenção em si mesmo e experimente diferentes estratégias. Por isso muitas pessoas que aprendem um segundo idioma têm facilidade para aprender um terceiro. São conscientes sobre o seu perfil individual de aprendizado.

5.            Responsabilize-se pelo seu aprendizado

Faça e pronto. Mergulhe de cabeça. Aprenda a gostar. Se não está engajado, não desista. Tome a responsabilidade para si e descubra o que está errado. Se não está aprendendo, pergunte a si mesmo qual o motivo. Talvez existam sim algumas circunstâncias e outras pessoas que tenham um papel importante no seu processo de aprendizado, mas ninguém pode aprender o idioma no seu lugar.

No caminho certo para a fluência em Inglês

6.            Tenha uma atitude correta

Avalie constantemente sua atitude sobre o estudo. Aprender inglês não é como aprender matemática ou ciência. Se foi assim que aprendeu inglês no colégio, este é o momento de mudar sua perspectiva.

O aprendizado eficaz exige envolvimento, interesse, algo que desperte sua curiosidade constantemente. Aprender de maneira eficaz é gostar do processo enquanto se esforça para conseguir o resultado.

7.            Dedique-se diariamente/ Crie rotinas

Seja firme, dedicado e diligente com seus esforços. Constrói-se a excelência com hábitos diários, não duas vezes por semana numa sala de aula. Deve-se inserir o Inglês em todos os dias da sua vida, ou pelo menos cinco ou seis vezes por semana. Ninguém atinge a excelência em coisa alguma se não tiver uma dedicação diária. Não existe a necessidade de estudar todos os dias, mas encontre alternativas convenientes, crie rotinas que permitam que você mantenha uma ligação com o idioma, de forma descontraída, para que passe a gostar.

8.            Não aceite a mediocridade

Não aceite a mediocridade, vinda de si mesmo ou de pessoas das quais depende para conseguir aprender.  Apenas para reiterar o que já foi dito, mediocridade é tratar o Inglês como um hobby, apenas duas vezes por semana. Aceite que não vai conseguir ser 100% perfeito no seu caminho até a fluência, mas é possível aprender bastante a cada passo.

É muito fácil cair numa cilada da vida com uma atitude medíocre, um planejamento mais ou menos, um objetivo medíocre, pouca motivação e uma escola ou professores medíocres. Mas você terá somente o que der de si mesmo e a fluência em inglês não combina com uma atitude medíocre. Quando começar a esperar o melhor de si mesmo e dos outros, coisas muito boas começarão a acontecer.

9.            Relaxe, aproveite e não exija tanto de si mesmo

Tente fazer com que seja o mais divertido e interessante possível. Imagine o seu Inglês como um bebê que está aprendendo a andar. Precisa dar a ele bastante espaço, proteção, ajuda e paciência. Vai cair de vez em quando, mas vai achar divertido, e assim vai aprender naturalmente, sem ser julgado. Como Dan Millman ilustra em seu livro Body Mind Mastery, “se os bebês tivessem a mesma tendência que os adultos para a autocrítica, provavelmente nunca aprenderiam a andar”. Consegue imaginar um bebê soltando um “Ahhh estraguei tudo de novo!!!”. Felizmente, os bebês são livres de autocrítica. Simplesmente continuam praticando.

Seu Inglês é o seu bebê e precisa de sua paciência e amor para se desenvolver.

10.          Faça do Inglês um estilo de vida

Conecte o Inglês a coisas que você já gosta de fazer. Mesmo que demore um pouco para entender o que estão dizendo, o simples fato de ter contato com algo que você gosta, pouco a pouco vai começar a fazer sentido.

Se você gosta de músicas em inglês, comece a tentar entender a letra. Se você assiste a programas de TV e séries em inglês, faça isso tornar-se uma rotina. Escute a programas de rádio online, músicas, podcasts e outras formas de ouvir o inglês nativo, enquanto cozinha, por exemplo. Configure o seu Facebook, celular, e-mail e outros programas e dispositivos para a opção do idioma Inglês. Use sua imaginação.

   Vida longa à Fluência em Inglês

11.         Entenda que ser fluente não é ser perfeito

Pessoas que não falam inglês olham para pessoas que falam e ficam achando que elas sabem falar com perfeição. A verdade é que poucos não-nativos conseguem falar com perfeição (e até mesmo os nativos cometem erros). Mesmo que não admitam para si mesmos, a maioria dos falantes fluentes cometem erros.

Esse é o ponto. Fluência não tem a ver com perfeição. Fluência tem a ver com comunicação efetiva e todo um mundo de oportunidades culturais e profissionais que se revelam.

12.          Revise e renove o seu processo constantemente

A paciência certamente é vantajosa para o aprendizado de um idioma. Mas não fique com medo de fazer mudanças e renovar o seu processo de tempos em tempos. O que funcionou no começo pode não estar funcionando mais.

Pode significar uma mudança em seus recursos, tentar estratégias diferentes ou até mesmo trocar de escola ou professor. Pergunte a si mesmo: você está gostando? Está aprendendo? Continua inspirado? Se não, qual o problema?

13.         Seja proativo, crie oportunidades e utilize a tecnologia ao seu favor

Para realmente chegar num nível no qual a fluência é de fato uma real possibilidade, você precisa ser muito proativo. O Inglês precisa fazer parte da sua vida, todos os dias. Precisa criar constantemente oportunidades para poder praticar o inglês. Planeje suas viagens para lugares onde o inglês é o idioma falado. Faça do Inglês seu estilo de vida. 

Tome uma atitude! Reinvente o seu Inglês.